Veja quem são as divisões secretas responsáveis pelos ataques contra o Hezbollah

Mossad e Unidade 8200 planejaram ataque contra o grupo terrorista por mais de um ano.

Os ataques coordenados no Líbado, contra o Hezbollah, na terça-feira (17) e quarta-feira (18) podem ser resultado de ações planejadas por duas divisões militares secretas de Israel: o Mossad e a Unidade 8200.

Segundo fontes da agência Reuters, as duas divisões agiram de forma conjunta para sabotar aparelhos eletrônicos adquiridos pelo grupo terrorista Hezbollah. Os ataques resultaram em pelo menos 20 mortes e centenas de feridos.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

A comunicação interna do Hezbollah passou a acontecer através de pagers e walkie-talkies que explodiram nos últimos dois dias, depois que o grupo suspendeu o uso de celulares. A alteração foi feita para evitar que a inteligência de Israel rastreasse os sinais de telefone.

Continue lendo após a publicidade

Ao descobrirem a ação preventiva dos terroristas, os grupos israelenses interceptaram os aparelhos comprados e instalaram uma carga explosiva indetectável em cada um deles. Nesta semana, eles foram detonados remotamente.

Conheça abaixo um pouco sobre as duas equipes secretas de Israel.

Continue lendo após a publicidade

Unidade 8200

A Unidade 8200 surgiu no início dos anos de 1950, pouco tempo depois da criação do Estado de Israel. Inicialmente, sua função era decifrar códigos de inteligência vindos de qualquer tipo de ameaça ao país.

Conforme a tecnologia foi avançando, os militares foram se especializando e passaram a focar na captura de dados e ataques virtuais.

Atualmente, a 8200, que é composta por pequenos grupos, sendo a maioria jovens com cerca de 20 anos, é especialista em guerra cibernética e também é responsável pela inteligência das Forças de Defesa de Israel (IDF). Ela foi a responsável por planejar a operação contra a célula libanesa. A preparação para o ataque durou cerca de um ano.

Mossad

O Mossad trata-se de uma agência de espionagem e inteligência de Israel, que surgiu um pouco antes da Unidade 8200, no final da década de 1940. A maioria de suas atuações ocorre fora de Israel, com o objetivo de neutralizar ameaças estrangeiras.

A divisão se tornou especialista em prevenir ataques terroristas e que os inimigos tivessem acesso a armas não-convencionais, como por exemplo, bombas nucleares.  No ataque desta semana, o Mossad foi o responsável por implantar os explosivos nos 5 mil pagers adquiridos pelo Hezbollah.

Inimigos de Israel acusam o Mossad de ter sido o responsável por envenenar e eletrocutar Mahmoud al-Mabhouh, um dos chefes do Hamas, além de sabotar um programa de mísseis balísticos do Irã.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!