Dia D de vacinação contra a poliomielite acontece nesta quarta (12) em Floriano

Todas as crianças menores de 5 anos devem comparecer aos postos de saúde

Em Floriano (PI), a campanha de vacinação contra a poliomielite começou no dia 27 de maio e seguirá até o dia 14 de junho. A expectativa é reduzir o número de crianças não imunizadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% de um total de 13 milhões de crianças na faixa etária definida.

O Dia D da campanha em Floriano será nesta quarta-feira (12), das 07h às 13h, em todas as unidades de saúde do município.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Foto: Marcos Lopes/MSvacinação poliomelite 

O ministério reforça que a campanha deste ano, em particular, é importante para o enfrentamento à pólio, já que o Brasil está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP), no formato injetável.

Continue lendo após a publicidade

A campanha de vacinação contra poliomielite tem como foco todas as crianças menores de 5 anos. Para receber a dose da vacina, os responsáveis devem se encaminhar a unidade de saúde mais próxima, levando a caderneta de vacinação da criança.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2022, 77% das crianças com menos de 1 ano receberam a dose da VIP. Em 2023, o número aumentou para 84,63%, conforme dados preliminares. Neste ano, o índice de doses da VIP aplicadas, neste momento, está em 85,42%.

Continue lendo após a publicidade

No ano passado, os três estados com os melhores índices de vacinação foram Ceará, com 93%; Piauí, com 92%; e Santa Catarina, com 90%.

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde3254

A doença

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poliomielite afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, sendo que uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.

Os casos da doença diminuíram mais de 99% ao longo dos últimos anos, passando de 350 mil casos estimados em 1988 para seis casos reportados em 2021.

“Enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a poliomielite. Se a doença não for erradicada, podem ocorrer até 200 mil novos casos no mundo, a cada ano, dentro do período de uma década”, estima a OMS.

*com informações da  Agência Brasil

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!