Combate ao fogo no Pantanal é dificultado devido à composição do solo

Devido a essas características, somente apagar o fogo visível não é o suficiente.

Os incêndios no Pantanal aumentaram significativamente em 2024. A seca severa que afeta todo o Brasil nos últimos meses contribuíram para esse aumento. Até o mês de junho, mais de 372 mil hectares foram queimados. O combate ao fogo na região é difícil, não somente pela quantidade escassa de recursos e medidas preventivas.

Uma foto, tirada pelo fotojornalista Saul Schramm mostra a composição do solo, que contribui para dificultar o trabalho dos bombeiros. É possível ver diversas camadas, compostas por folhas e demais material orgânico, que segundo a tenente-coronel Tatiane Inoue, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, se tornam material combustível.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

"São várias camadas de sedimentação orgânica, que vão se acumulando ano após ano de enchentes e secas. Isso vira material combustível", explica.

Continue lendo após a publicidade
Foto: Saul Schramm/Governo do MSPantanal

Devido a essas características, somente apagar o fogo visível não é o suficiente. Após extinguir as chamas, é necessário que as equipes de combate permaneçam no local por mais algum tempo, pois o subsolo ainda pode conter calor e fazer com que um novo incêndio comece, dessa vez iniciando por baixo da terra. Esse fenômeno é chamado de fogo de turfa ou fogo de subsolo e subterrâneo.

"Por isso que, quando a gente acaba extinguindo incêndio na superfície do solo, isso aqui [ela mostra a foto] acaba ficando com o fogo e caloria latente. Até que as condições atmosféricas daquele local acabam (ajudando) a reignir", finalizou a tenente-coronel em entrevista ao site Campo Grande News.

Continue lendo após a publicidade

Para evitar o ressurgimento do fogo, é necessário lançar mais água no solo queimado, visando resfriar por completo o local. Outra forma de combate é acompanhar o surgimento de novos focos através da central de monitoramento, usando imagens de satélite.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!