Civis andam no espaço pela primeira vez na história durante missão da SpaceX

Até então, somente astronautas altamente treinados tinham realizado tal feito.

A manhã desta quinta-feira (12) está sendo considerada uma manhã histórica pela comunidade científica. Isso porque dois civis tripulantes do programa Polaris Dawn, da SpaceX caminharam pela primeira vez no espaço. Até então, somente astronautas altamente treinados tinham realizado tal feito.

Foto: SpaceX, Reprodução/YouTubeMissão Polaris Dawn, SpaceX

A missão, financiada por uma empresa privada, foi programada para durar cinco dias. A decolagem do foguete Falcon 9 com a Crew Dragon aconteceu na terça-feira (10), na base da Nasa na Flórida (EUA), depois de dois adiamentos. O retorno à Terra está programado para o próximo sábado (14).

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Quatro tripulantes estão à bordo do foguete. O bilionário Jared Isaacman, que financiou a viagem, foi um dos civis a fazerem a caminhada no espaço. Ele deixou a nave às 7h52 (horário de Brasília). Às 8h05, a engenheira de operações espaciais da SpaceX, Sarah Gillis, também saiu para flutuar no espaço.

Continue lendo após a publicidade

"Em casa temos muito trabalho para fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito", disse Isaacman após sair da nave.

Além da dupla, a nave é tripulada pelo piloto Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA e Anna Menon, especialista de missão e médica, engenheira de operações espaciais da SpaceX.

Continue lendo após a publicidade

A experiência começou a ser preparada às 5h55 e durou apenas alguns minutos. Por volta das 8h19 os dois já haviam retornado para a Crew Dragon. Durante a caminhada eles sobrevoaram uma área localizada na altura entre a Antártida e a Austrália, há cerca de 700 quilômetros do planeta Terra.

Para a missão, a SpaceX desenvolveu trajes específicos e os dois integrantes deixaram a nave amarrados por um equipamento de oxigênio. A roupa usada contou com um visor e uma câmera de última geração presa no capacete. De acordo com a companhia, a experiência serviu para testar os trajes para possíveis missões de longa duração no futuro, como uma cidade em Marte e uma base na Lua.

Além do feito inédito de civis caminhando no espaço, os tripulantes da Polaris Dawn também entraram para a história por, na quarta-feira (11), terem alcançado 1.400 km de distância da superfície terrestre. É a maior altura já alcançada por humanos desde o programa Apollo, que foi encerrado em 1972.

A distância é mais de três vezes mais do que a distância da Estação Espacial Internacional (ISS), que fica a 420 quilômetros da Terra.

Apesar dos valores não terem sido divulgados, estima-se que a missão tenha custado cerca de R$ 550 milhões, segundo a Reuters.

Veja abaixo imagens da caminhada espacial.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!