Campanha visa conscientização sobre o câncer infantil e juvenil

Descobrir a doença logo no início é determinante para o sucesso do tratamento.

Você sabia que durante o mês de setembro uma campanha nacional busca aumentar a conscientização sobre o câncer infantil e juvenil? Se trata do ‘Setembro Dourado’.

A campanha tem como foco principal alertar os pais sobre a importância de acompanhar a saúde dos filhos para, em casos da doença, conseguir obter um diagnóstico precoce. Descobrir a doença logo no início é determinante para o sucesso do tratamento.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre os anos de 2023 e 2025 o Brasil deve ter registrado 7.930 novos casos da doença a cada ano. A maioria dos casos deve acontecer com meninos.

Continue lendo após a publicidade

Apesar de câncer em crianças e adolescentes ser algo incomum, a doença é a maior causa de óbitos entre esses pacientes, ficando atrás apenas de causas externas, como acidentes e violência.

“Diferentemente das campanhas sobre câncer de mama e outras patologias, que muitas vezes focam na prevenção, o câncer infantil é uma doença de rápida progressão e muitas vezes ligada a fatores genéticos. Além disso, não existem mecanismos eficazes de prevenção, mas um diagnóstico precoce permite tratamentos que conseguem taxas de cura de até 90%. Quando a doença está avançada a chance de cura diminui significativamente", relatou ao site O Povo, Viviany Viana, oncologista pediátrica e hematologista do Hospital Infantil Albert Sabin.

Continue lendo após a publicidade

Durante o Setembro Dourado, enfatiza-se que o diagnóstico precoce é o responsável por salvar vidas, portanto os pais devem estar atentos. O câncer periátrico muitas vezes imita sintomas comuns, que podem ser confundidos com doenças menos graves. Em casos de diagnósticos em que os sintomas não desaparecem, os pais devem buscar uma investigação mais a fundo.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!