Broncopneumonia: entenda a doença que vitimou Silvio Santos

Broncopneumonia: entenda a doença que causou a morte de Silvio Santos.

O apresentador Silvio Santos faleceu aos 93 anos neste sábado (17), em São Paulo. De acordo com o boletim médico do hospital Albert Einstein, a causa da morte foi uma broncopneumonia decorrente de infecção pelo vírus Influenza (H1N1).

Foto: SBT NewsSílvio Santos
Sílvio Santos

Silvio Santos foi inicialmente internado em julho, quando foi diagnosticado com a doença. Após breve recuperação em casa, ele voltou a ser hospitalizado no início deste mês, e seu quadro evoluiu para broncopneumonia.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

O que é broncopneumonia?

A broncopneumonia é um tipo específico de pneumonia que provoca inflamação nos alvéolos dos pulmões, estruturas responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue. A pneumonia, por sua vez, pode ser causada por diversos microorganismos, como vírus, bactérias ou fungos, além de substâncias inaladas que afetam as estruturas pulmonares.

Continue lendo após a publicidade

Em alguns casos, uma infecção pode ser provocada simultaneamente por vírus e bactérias, o que agrava o quadro do paciente.

Tipos de pneumonia

  • Viral: Causada por vírus, como o Influenza (H1N1), que foi o agente responsável pela broncopneumonia de Silvio Santos. Outros vírus comuns incluem o vírus sincicial respiratório (VSR) e o SARS-CoV-2, causador da Covid-19.
  • Bacteriana: Geralmente provocada pelo pneumococo, entre outras bactérias.
  • Fúngica: Mais comum em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, podendo ser causada por fungos presentes no solo ou fezes de pássaros.

Transmissão da pneumonia

A pneumonia pode ser transmitida pelo ar, saliva, ou secreções respiratórias, especialmente durante o inverno, quando mudanças bruscas de temperatura comprometem o sistema de filtragem natural do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, essa exposição a microorganismos aumenta o risco de infecção.

Continue lendo após a publicidade

Grupos como crianças menores de 2 anos e idosos acima de 65 anos são mais suscetíveis à pneumonia grave devido à imunidade enfraquecida.

Fatores de risco

Fatores que aumentam o risco de desenvolver pneumonia incluem:

  • Fumo: Facilita a penetração de agentes infecciosos nos pulmões.
  • Consumo de álcool: Prejudica o sistema imunológico e a defesa respiratória.
  • Ar-condicionado: Deixa o ar seco, facilitando infecções.
  • Mudanças bruscas de temperatura e resfriados mal cuidados.

Principais sintomas

Os sintomas de pneumonia incluem:

  • Falta de ar
  • Cansaço
  • Dor no tórax
  • Febre alta
  • Tosse

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através de exames clínicos, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax. O tratamento depende do tipo de pneumonia: antibióticos para a pneumonia bacteriana e medicamentos para alívio dos sintomas na pneumonia viral.

Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, a pneumonia pode ser controlada. No entanto, sem tratamento, a doença pode evoluir para quadros graves, como ocorreu com Silvio Santos.

Matérias relacionadas

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!