Brasileiros em Paris: três ouros e quase recorde no número de pódios

Delegação nacional encerrou participação na Olimpíada no sábado

Com a prata no futebol feminino e o bronze no vôlei feminino, o Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris no último sábado (10). Com isso, foram 20 pódios brasileiros no total: três ouros, sete pratas e dez bronzes. O país se despediu sem registrar o melhor desempenho em boa parte dos critérios, embora tenha se aproximado em alguns casos.

O desempenho em Tóquio 2020 seguirá, pelo menos por mais quatro anos, como o parâmetro a ser batido. No Japão, tivemos a maior quantidade de ouros (sete, empatado com os Jogos do Rio, em 2016), o maior total de medalhas (21), a melhor posição no quadro geral (12º), assim como o maior número de modalidades diferentes subindo ao pódio (13).

Continue lendo após a publicidade
Foto: Alexandre Loureiro/COBCerimonia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Paris 2024

Os Jogos de Paris foram marcados pelo protagonismo feminino da delegação brasileira desde o início, uma vez que as mulheres representaram 55% do Time Brasil, um marco histórico. Além disso, das 20 medalhas brasileiras nos Jogos Olímpicos Paris 2024, 12 foram femininas, inclusive as três de ouro, com Duda e Ana Patrícia, no vôlei de praia, Rebeca Andrade, no solo da ginástica artística, e Beatriz Souza, no judô. A delegação brasileira se confirmou no top-20 do número de ouros e top-15 no quadro geral de medalhas.

Cerimônia de encerramento

Continue lendo após a publicidade

Na cerimônia de encerramento, qua aconteceu neste domingo (11), a dupla  Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas no vôlei de praia, foram responsáveis por carregar a bandeira do país no evento.

Foto: Alexandre Loureiro/COBCerimonia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Paris 2024

O tom da cerimônia foi o destaque para os grandes atores dos Jogos Olímpicos, os atletas. Num momento de celebração, os membros das 205 delegações foram convidados para subirem ao palco e celebrarem com muita música, conduzida pela banda francesa Phoenix.

Outro ponto marcante do espetáculo veio com a passagem de bastão para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028. A cidade americana se apresentou novamente para o mundo olímpico (foi sede também em 1984) dando uma prévia de sua cultura esportiva e criativa.

Tom Cruise, astro de Hollywood, centro das produções cinematográficas mundiais, desceu de rapel do topo do Stade de France para receber a bandeira olímpica e conduzi-la, em uma passagem real e de cinema, até Los Angeles. E, claro, teve momento de celebração, com a banda californiana Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish e o rapper Snopp Dogg, que fizeram um show virtual direto da praia de Venice, em LA.

*com informações da Agência Brasil e COB

Saiba mais sobre:

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!