Operação retira gado ilegal de terra indígena no Pará

Operação conjunta remove rebanho ilegal, reduzindo desmatamento.

Uma ação conjunta da Polícia Federal, Funai, Ibama, Força Nacional e Adepará retirou um rebanho ilegal de bois da Terra Indígena Apyterewa, no Pará. Na operação realizada nesta quinta-feira (19), foram removidos aproximadamente 158 bovinos e 25 equinos, que resistiam mesmo após a determinação de desintrusão pelo Supremo Tribunal Federal em 2023.

Retirada de Animais e Combate a Invasores

Esta foi a segunda etapa de remoção de animais nesta ação, totalizando cerca de 530 animais retirados até o momento. A Polícia Federal informou que os invasores da terra indígena têm retaliado as operações, com furtos de gado, danificação de pontes e incêndios nos pastos.

Investigações em Andamento

A PF está conduzindo investigações para identificar e responsabilizar os invasores, os autores dos furtos e os responsáveis pelos incêndios criminosos. Os animais retirados foram encaminhados para uma fazenda quarentenária e, após avaliação da Adepará, os bovinos serão enviados para abate em um frigorífico.

Redução Significativa no Desmatamento

As ações de desintrusão e proteção territorial na Terra Indígena Apyterewa resultaram em uma queda de 97% no desmatamento ilegal na região no primeiro semestre de 2024 em comparação com o ano anterior. Além disso, equipes federais têm combatido incêndios criminosos na área, contribuindo para a preservação ambiental e a segurança da comunidade indígena.

Parte do valor arrecadado com o abate dos animais é destinado ao custeio operacional, enquanto a carne é distribuída à comunidade indígena ou à Secretaria de Assistência Social do Estado do Pará. A continuidade das ações de fiscalização e proteção é essencial para garantir a preservação da Terra Indígena Apyterewa e a segurança de seus habitantes.

Leia também