Em casa, Altos vence o Ypiranga-RS; essa é a primeira vitória do time na Série C

Manoel marcou duas vezes para o Jacaré com direito a golaço de bicicleta.

O Altos conseguiu sua primeira vitória na Série C do Campeonato Brasileiro. O Alviverde venceu por 3 a 2 a equipe do Ypiranga-RS, pela quarta rodada da competição nacional. O Jacaré abriu 3 a 0 no placar com um gol de Yan, de cabeça, e outros dois gols de Manoel: um deles, um golaço de bicicleta. Na segunda etapa, na reta final de confronto, o Canário descontou com Heitor, de cabeça, e Erick Farias, de pênalti. Com a vitória, o Altos deixou a zona de rebaixamento da competição. O time gaúcho segue no G-8.

Foto: Samuel Pereira A.A Altos
Altos x Ypiranga-RS, Série C do Brasileiro 2023.

Sobre o jogo

Altos e Ypiranga-RS fizeram um primeiro tempo movimentado. O time gaúcho tinha mais posse de bola e tentou algumas vezes para o gol. MV e Eric tentaram as melhores chances do time gaúcho, que não foi efetivo. Depois da pressão do Canário, o Altos apostou nos contra-ataques. Yan concluiu de cabeça após cruzamento de Victor Guilherme. Depois disso, só deu Altos. Dieguinho arriscou da entrada da grande área, finalizou no travesão e, na sobra de bola, o Manoel fez um golaço de bicicleta.

A segunda etapa começou com o Altos em cima do Ypiranga-RS a pressão inicial rendeu mais um gol de Manoel no confronto. Raul, que entrou na segunda etapa, conseguiu uma assistência logo na sua primeira tentativa de cruzamento. A bola chegou livre para o camisa 9, que chapou para o gol. A partida ganhou um pouco de queda no ritmo. No final do jogo, Heitor conseguiu acertar cabeçada após cobrança de escanteio e ascendeu o jogo novamente. Antes do final do jogo, o Canário teve uma penalidade. Eric Farias converteu para o time gaúcho.

Goleiro do Ypiranga-RS denúncia torcedor do Altos por gritos racistas

Logo no início da partida, por volta dos dez minutos do primeiro tempo, Caíque chamou o árbitro para relatar que era alvo de gritos racistas vindos da torcida que estava atrás do gol que ele defendia. A partida foi paralisada e policiais, juntamente com dirigentes da Federação de Fuebol do Piauí (FFP) que atuavam na partida, foram até a arquibancada para a retirada do torcedor da praça esportiva.

O acusado foi identificado como Francisco das Chagas de Sousa, que foi autuado por injúria racial e encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina. Ao término da partida, após o depoimento do atleta, do árbitro e de outras testemunhas, o homem foi preso em flagrante.

Após esse caso, a Federação de Futebol do Piauí assinou junto ao Ministério Público (MP-PI) um termo de ajustamento de conduta para o enfrentamento e o combate a condutas discriminatórias em estádios do Piauí. O termo possui 15 cláusulas nas quais a entidade desportiva assume o compromisso de desenvolver uma série de ações.

Esta não é a primeira vez que um caso de racismo ocorre em uma praça esportiva piauiense. Ainda em 2019, durante uma partida do Campeonato Piauiense, o zagueiro Alan, à época jogador do Piauí Esporte Clube, foi chamado de “macaco” por um torcedor presente na arquibancada. O caso foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí e chegou ao Ministério Público do Piauí.

Nas redes sociais, a FFP divulgou nesta tarde (22) uma nota de repúdio ao ato de racismo que aconteceu durante a partida da Série C do Campeonato Piauiense. O Altos também se manifestou nas redes sociais do clube.

Agenda

Pela quinta rodada da Série C do Brasileiro, o Altos visita, no próximo dia 29 de maio, a Aparecidense, às 20h, no estádio Aníbal Toledo, em Aparecida de Goiânia, em Goiás.

*com informações do ge Piauí e da FFP

Leia também