Antiga capital da Indonésia pode ficar submersa em 30 anos

A cidade está afundando devido ao fenômeno geológico chamado subsidência.

A Indonésia poderá perder sua antiga capital, Jacarta, em cerca de 30 anos. O motivo? A cidade está afundando devido ao fenômeno geológico chamado subsidência.

Segundo estimativas, 40% da megalólope já está abaixo do nível do mar. Para quem reside no local, os efeitos são inundações crônicas cada vez mais difíceis de serem drenadas. Além dos estragos físicos, água suja acaba contribuindo com a proliferação de doenças.

Um estudo chamado ‘Land subsidence of Jakarta (Indonesia) and its relation with urban development (Afundamento do solo de Jacarta (Indonésia) e sua relação com o desenvolvimento urbano, em tradução livre)’ mediu o terreno da cidade entre os anos de 1982 e 2011 e teve resultados preocupantes.

A taxa média de afundamento foi de 7,5 centímetros por ano, sendo considerado a maior velocidade de afundamento do mundo.

Caso a tendência se mantenha, pesquisadores prevêem que até 95% da região esteja totalmente submersa em 30 anos.

Fenômeno afeta outras cidades

Além de Jacarta, outras cidades sofrem por causa do afundamento. Embora registrado em menor gravidade, a subsidência acontece em cidades como Pequim (China), Houston (EUA) e Cidade do México (México).

Causa da subsidência

Em entrevista ao G1, o professor do Instituto de Geociências da USP, Renato Henrique Pinto, explicou os motivos que causam a subsidência. Entre as principais causas estão a urbanização rápida e desordenada; a extração abusiva de água subterrânea; a compactação de sedimentos pouco consolidados e a subsidência natural relacionada a fenômenos tectônicos.

Leia também